Voltar ao topo

Dicas e notícias

Infecção por Clamídia, você já ouviu falar?

A infecção por Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior prevalência no mundo e a única forma de prevenção é o sexo seguro. Podem afetar ambos os sexos e na maioria das vezes é assintomática.

Quando ocorrem, os principais sintomas são corrimento vaginal ou uretral, ardência ao urinar, dor na relação sexual e dor abdominal. Mulheres infectadas na gestação estão mais sujeitas a trabalho de parto prematuro e aborto e podem transmitir ao bebê durante o parto, causando pneumonia e conjuntivite no recém-nascido.

As complicações costumam ocorrer nas pacientes assintomáticas não tratadas e podem levar a infertilidade e infecção pélvica complicada (doença inflamatória pélvica – DIP). As mulheres com infecção por Clamídia tem risco maior de desenvolver câncer de colo de útero, por isto a recomendação atual é que o rastreamento para esta infecção seja feito anualmente junto com o exame ginecológico de rotina.

O diagnóstico da Clamídia pode ser feito através da urina ou amostra de secreção vaginal, colo uterino e uretra e o tratamento é simples com administração de antibiótico dose única para o casal.

Converse com seu ginecologista, cuide-se!

Agende sua consulta via WhatsApp (48) 99144-7104
Segundas às sextas-feiras das 08h30 as 12h e das 13h30 as 18h