Voltar ao topo

Dicas e notícias

Como saber se tenho HPV? Se eu tiver, terei câncer?

Não há exame de sangue para HPV (papilomavírus humano). O teste diagnóstico é feito com a coleta de material da região do colo de útero, e pode ser solicitado pelo seu ginecologista para auxílio diagnóstico. No Brasil, segundo as normas de rastreamento de câncer de colo de útero, não há a indicação do teste de HPV de rotina, mas sim o exame de Papanicolau a partir dos 25 anos de idade.

Alguns tipos de HPV podem causar verrugas e canceres de colo de útero, vulva, pênis, boca e garganta. O fato de estar com a infecção pelo HPV não significa diagnóstico futuro de câncer, porém quem tem infecção persistente por certos tipos de HPV tem maior risco de desenvolver as lesões pré cancerosas e o câncer. Da mesma forma, se o teste de HPV deu negativo, significa que seu risco de desenvolver câncer num futuro próximo é muito baixo. Mas não se esqueça: se você for sexualmente ativa, o risco de infecção por HPV continua existindo, sendo indicado a manutenção do rastreamento com o exame de Papanicolau.

Finalmente, nunca é demais lembrar: a prevenção é sempre o melhor remédio! Faça sexo seguro com preservativos e vacine-se para prevenir o HPV. A vacina na rede pública é gratuita para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

---------------
Por Giorgia Pasquali Ginecologista