Voltar ao topo

Dicas e notícias

Vamos falar sobre endometriose?

Estima-se que cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil sofrem com a doença, mas metade delas desconhecem o problema.

Mas afinal o que é Endometriose? É uma doença inflamatória provocada pela presença de células do endométrio (camada interna do útero que sangra nas menstruações) em locais fora do útero. Este sangramento em outros orgãos e tecidos provoca a reação inflamatória. Cólicas muito fortes e incapacitantes, dores nas relações sexuais, sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação são os sintomas mais comuns. O surgimento da doença ainda é incerto, existem várias teorias (nenhuma comprovada) mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais podem predispor à doença. Ela se desenvolve ao longo da vida e aparece após o início dos ciclos menstruais. Pode afetar muito a qualidade de vida das mulheres e é uma causa frequente de infertilidade.

Mas fique tranquila: existem tratamentos e controle da doença! Podem ser com medicamentos e/ou cirúrgico. Para o diagnóstico e avaliação da melhor opção de tratamento é necessário consultar um ginecologista. Então, se você se identificou com os sintomas, procure seu médico e faça uma avaliação. Porque "morrer de cólica" não é normal!

----
Por Giorgia Pasquali
Médica ginecologista especializada em rejuvenescimento vaginal, laser vaginal, implantes hormonais (Mirena e Implanon), ginecologia geral, colposcopia e vulvoscopia e biópsias ginecológicas.